favoritar151365
Resumo: O Sistema Cantareira é o mais importante manancial de abastecimento para a Região Metropolitana de São Paulo, sendo responsável por 58% das vazões ofertadas a 17,2 milhões de habitantes. É composto por 6 represas interligadas por um sistema de canais e túneis por derivações trazendo águas de outras bacias hidrográficas inclusive do Estado de Minas Gerais.
Reservatório Paiva Castro Mairiporã - SP Avaliação da Qual ...
Giatti, Leandro Luiz
favoritar157371
Resumo: O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), no Estado de São Paulo, é um importante centro receptivo de ecoturismo inserido em significativo contínuo remanescente de Mata Atlântica, tendo como característica marcante a existência de inúmeras cavernas. A crescente demanda de visitação na região, especialmente no Núcleo Santana, e respectivos serviços turísticos no Bairro da Serra acarretam riscos ao patrimônio natural da região. Este estudo objetivou verificar impactos ambientais associados ao ecoturismo, sobretudo quanto a poluição de corpos d?água por esgotos domésticos e manejo de resíduos sólidos. Foram realizadas 16 coletas de água em pontos distintos no Rio Betarí e em afluentes, as quais foram analisadas em laboratório quanto a parâmetros indicadores de qualidade de água. Também foram efetuadas visitas técnicas em locais de disposição final de resíduos sólidos e visitas a atrativos naturais dentro e fora da unidade de conservação. O Rio Betarí apresentou índices que demonstram poluição por esgotos domésticos, principalmente em pontos influenciados por cargas poluidoras oriundas do Bairro da Serra, onde dois afluentes do referido rio apresentaram forte poluição e inconformidades com a legislação pertinente. O manejo dos resíduos sólidos demonstrou caráter de externalização do impacto ambiental, sendo que o lixo coletado no parque e no Bairro da Serra é levado para outras localidades e disposto de maneira irregular. O crescente fluxo turístico e a intensa visitação registrada em feriados prolongados conferem agravo à problemática ambiental identificada, inclusive oferecendo riscos de impactos aos atrativos naturais. As condições de saneamento ambiental verificadas apontam para riscos de saúde pública, favorecendo a proliferação de doenças parasitárias intestinais e demais doenças de veiculação hídrica.
Ecoturismo e impactos ambientais na região de Iporanga - V ...
Giatti, Leandro Luiz
favoritar153405
Resumo: Questões  socioambientais  de  elevada  influência  na  saúde  humana  vêm  se correspondendo intensamente com as transições e dilemas contemporâneos, inclusive no que diz respeito à ciência clássica, por sua forma de respaldar as decisões políticas. Esse contexto vem demandando a participação dos sujeitos dos riscos na produção e  controle de qualidade de saberes, assim como nos processos de governança mediante à  crescente  escala  de  incertezas  e  disputas  em  jogo. Tendo  como  ponto  de  partida uma  experiência  em  pesquisa  participativa  em  terra  indígena  na Amazônia  brasileira  esta tese propõe uma crítica avaliação de diferentes aspectos de projetos de pesquisa e intervenção com foco em contextos socioambientais e de saúde. Associando-se com os  pressupostos  da  ciência  pós-normal,  faz-se  uma  classificação  de  artigos  selecionados  em  revisão  sistemática  sobre  o  tema,  categorizando  aspectos  de aplicação  de  instrumentos  participativos,  escala  de  abordagem  e  funcionalidade  das experiências descritas.   Dentre 170 artigos selecionados, apenas 10  representaram o mais  elevado  grau  de  participação  dialógica  por  meio  da  combinação  cíclica  de  instrumentos  e  foco  em  fenômenos  emergentes.  Os  demais  desempenharam condições  bastante  exitosas  de  participação,  porém,  não  representaram  uma perspectiva  de  sustentabilidade,  pois  não  dialogaram  com  prospectiva  de  cenários futuros e/ou não proveram meios de  conexão por dinâmicas globais-locais,  indutoras da constante reprodução dos riscos. Por meio do panorama possibilitado pela revisão bibliográfica  foi  possível  identificar  que  um  novo  paradigma  das  relações  ciência, sociedade e política está apenas se iniciando.
Uma contribuição à ciência pós-normal: aplicações e desafi ...
Giatti, Leandro Luiz